X
Menu
X

A comunidade brasileira na Argentina

Como dizem, brasileiro é uma praga, onde você vai encontra um monte. Na Argentina também é assim. Apesar de o número de imigrantes ser muito baixo, cerca de 50 mil segundo o MRE, os brasileiros que viajam para a Argentina tendem a encontrar-se facilmente, pois frequentam os mesmos lugares.

Conviver com brasileiros no exterior tem lado negativo e positivo. Pode ser ruim, porque você perde tempo que poderia estar vivenciando a cultura local, os costumes locais, o idioma local. Portanto, busque sempre integrar-se com argentinos, por mais que no início seja difícil, porque lá pra frente você vai ver que a experiência é outra.

Porém há muitos aspectos positivos. Os brasileiros, em geral, tendem a ajudar-se entre si, para que todos possam superar as barreiras culturais que inicialmente surgem. O recém-chegado com certeza vai lidar com problemas, que outros brasileiros já passaram e já se adaptaram. Por isso há um intercâmbio muito forte entre a comunidade brasileira, principalmente pelo Facebook para os mais jovens, e em grupos de whatsapp ou reuniões presenciais entre os mais old-school.

Em que os brasileiros podem se ajudar?

 1. Comida

Sim, 10 em cada 10 brasileiros que se mudam sentem saudades da comidinha de casa. E até se adaptar a comida local, o brasileiro passa pelas fases da paixão, da fome e da liberdade (Leia mais sobre isso em nosso post : O melhor da gastronomia argentina)

Para aliviar o sofrimento daqueles que estão na fase da fome, existe uma rede de tráfico, de delivery e de bares e restaurantes brasileiros que ajudam a matar a saudade.

Coxinha

Você não leu errado. Em Buenos Aires tem delivery de “Coxinha Safadona”

Feijoada

Sábado sem feijoada é triste demais. Aqui isso não é problema!

Kit festa

Isso mesmo! Não precisa mais se entupir de empanada e dulce de leche nas festinhas aqui.

Supermercado

Tem ainda supermercado pirata de produtos brasileiros! Porque dizem que o leite condensado aqui não é o mesmo… tema polêmico.

Açai

Nem o açaí falta aqui, tem lanchonete vendendo a tigela completa.

2. Noite brasileira

No início você vai curtir as festinhas argentinas, que começam BEEEM TARDE, com muito reggaeton, cumbia e fernet. Mas logo logo vai sentir falta do boteco brasileiro, da roda de samba (funk, sertanejo, ou seja lá o que vc curte) dos petiscos do Brasil e da informalidade de um noite brasileira.

Não é problema, já existem restaurantes brasileiros e inclusive bares argentinos que abrem as portas específicamente para a comunidade brasuca.

El Alamo

Começamos pelo Álamo de Palermo, um dos bares mais tradicionais e mais baratos de Buenos Aires, deixou-se conquistar pelos brasileiros que o frequentam. E agora organiza festas temáticas nos dias de Domingo.

Benny

El Benny é outro bar argentino que coloca música brasileira ao vivo, com direito a caipirinha e feijoada.

Boteco do Brasil

O Boteco do Brasil já é um clássico, não só para brasileiros mas para os argentinos apaixonados pela nossa cultura. Começou literalmente com um boteco bem pequeno, e agora ampliaram e já organizam festas quartas, quintas e domingo. A comida é originalmente brasileira, e deliciosa!

3. Estudos

Pois é, a vida não é só comer e se divertir. Os brasileiros que estudam aqui sofrem para aprovar de ano, pois o método de ensino argentino exige alunos muito mais disciplinados e autodidatas, o oposto do que acontece no Brasil, onde o professor é quase babá dos alunos.

Para isso, há uma rede de cursinhos intensivo, professores particulares, grupos de estudo e vendas de livros.  A maioria é sempre em português e especificamente do curso de medicina, o queridinho da galera. Mas para o CBC, como as matérias são universais, pode-se aproveitar muita coisa.

CBC

Esse cursinho que dá aula de TUDO que você precisa pro CBC

Aulas particulares

Esse professor que te ensina matemática em casa! (Só que sofreu com derivadas sabe como estudar isso sozinho pode ser impossível)

Livros

Todo o material de estudo de uma vez só! E por 400 pesos!!

Revalida

E esse grupo de estudos para revalidar o diploma de direito na Argentina. Boa sorte aos advogados…

4. Classificados

Quem buscou apartamento na Argentina, sabe quão difícil é. Eles cobram depósito, anticipo, garantia, comisión… Se você não entender nada disso, pode acabar pagando 5 vezes o valor do aluguel só pra entrar no apartamento.

Por isso que as vezes é MUITO útil ver ofertas de brasileiros que estão indo embora e recomendam um lugar, ou algum que esteja buscando companheiro de quarto.

Não só para apartamentos, mas móveis, eletrodomésticos, bicicletas… várias coisas são vendidas de maneira mais fácil com pessoas que falam seu idioma e que estão na mesma situação que você

Quarto1

3500 num quarto em Palermo? Vale a pena hein

Liquidação

A pessoa se muda pra cá, compra várias coisas e depois quando vai embora faz o quê? Queima de Estoque!

Bicicleta

Passagem de ônibus aumentou, e o número de ciclovias também. Uma bicicleta em Buenos Aires é jogo hein…

5. Trabalho

Buscar trabalho já é muito difícil, em outro país então.  Além de precisar regularizar sua situação no país, muitas vezes o idioma pode atrapalhar. Porém, com ajuda da comunidade, você pode começar em lugares que busquem especificamente quem fale português! Por mais que não seja um trabalho muito bom, pelo menos você ganha experiência e dinheiro enquanto estuda espanhol.

Turismo

Quer começar pelo básico? Tá cheio de brasileiro na Calle Florida vendendo passeios turísticos para brasileiros.

Jovenes

PORTUGUÉS em caps lock? Manda seu currículo!

Tango

Outra busca para turismo.  Inglês e Português.

Empregada

Realmente não desista, porque quando você encontra seu primeiro trabalho é muita felicidade!


Gostou da nossa lista? Não tenha medo da Argentina, você será bem vindo aqui.

Para já chegar com Espanhol afiado, acesse courconnect.com e reserve um curso de espanhol intensivo em Buenos Aires. 10% de desconto em qualquer escola.

Courconnect EN

Facebook Comments

You Might Also Liked

5 motivos para estudar espanhol em Córdoba! Spanish+ski+fun! Promoção BASP- Experimente Buenos Aires Curso de Espanhol e Saúde- EleBaires El desafío de conseguir un trabajo Día internacional de la Lengua Materna Learn Basic Spanish in a Week! 4 Películas Argentinas que no podes dejar de ver.

2 thoughts on “A comunidade brasileira na Argentina

Roberto says:

Tenho casa pra alugar.
Zap +55 84 991985930

barbara cathrini parra munduruca says:

Pessoal vou me mudar pra argentina, queria conversar com alguém que já more ai…. alguém?

Deja un comentario

Deja un comentario

Creditos

Fotografía: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.

Courconnect Instagram

Cargar más