X
Menu
X

Día de turista en Córdoba

Guía para una caminata en esa ciudad grande que parece un pueblo del interior.

(Por ahora ese post está disponible solamente en Portugués)

Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina, com muitas universidades e mais de 1 milhão de pessoas. No entanto, ela não é conhecida pelo turismo e nem parece ser tão grande assim. O ar tranquilo e histórico da cidade a mantém uma cidade do interior mesmo depois de ter crescido tanto.

A cidade tem uma cultura muito forte e é altamente recomendada para intercâmbios culturais/educativos na Argentina, para os que querem fugir do caos da capital.  O city tour pela cidade é curto porém muito interessante.

Encontramos um post da  Natália Becattini, originalmente publicado no blog 360Meridianos, que traz as melhores dicas para um passeio na cidade:

O que fazer em Córdoba

“Distante das paisagens impactantes das montanhas andinas e deserto, Córdoba nos parecia uma parada menos interessante na nossa viagem pela Argentina. Tanto é que no nosso roteiro sobraram apenas poucos dias para dedicar a ela. No entanto, a segunda maior cidade do país soube muito bem como nos encantar e nos fazer desejar uma próxima visita.

Localizada a 715 km de Buenos Aires, Córdoba não impressiona tanto por suas atrações turísticas, mas compensa com o clima agradável e tranquilo do interior, a animada vida noturna de uma cidade universitária e uma vida cultural tão intensa que rendeu a ela o título de Capital Cultural das Américas. Ao todo, são sete universidades sediadas lá, entre elas a mais antiga da Argentina e uma das mais concorridas da América do Sul, a Universidade de Córdoba.

Onde ficar em Córdoba, Argentina

Por sua posição estratégica, bem no centro do país, Córdoba é uma boa parada de descanso no caminho para os Andes ou para o norte. A boa notícia é que é possível ver as principais atrações da cidade em poucos dias, em um roteiro fácil de fazer a pé. Basta a ajuda de um mapa.

Leia também: Onde ficar em Córdoba

Nota: A maior parte das atrações não abre aos sábados e domingos. Se possível, programe sua visita para um dia útil ou faça um fim de semana estendido de três dias para aproveitar melhor a cidade

Manzana Jesuítica

Manzana Jesuítica - Córdoba

A ocupação jesuítica deixou lembrança bem no microcentro de Córdoba. Chamado de Manzana Jesuítica, esse quarteirão é repleto de história. Por ali, você pode visitar a Igreja da Companha de Jesus, que tem o teto em forma de barco invertido (e que foi mesmo projetado por um engenheiro naval); a Capilla Doméstica, que fica logo atrás da igreja; um prédio construído para ser um seminário, mas que hoje faz parte da Universidade Nacional de Córdoba e que ainda abriga parte da biblioteca jesuítica e o Museu Histórico da Universidade (entrada: 10 pesos)  e o Colégio Nacional de Monserrat, que ainda preserva os claustros originais. Todas construções do século 17.

Plaza San Martin

Córdoba, Argentina

É a praça central da cidade, construída no século 16. O lugar é muito vivo, cheio de gente, artistas de rua e, muitas vezes, exposições culturais. Nos arredores, fica o Cabildo, que abriga em suas dependências o Museu da Cidade, e a Catedral de Córdoba, que tem fachada humilde, mas interior exuberante.

Praça de Córdoba, Argentina

Museu da Memoria

O que fazer em Córdoba - Museu da Memória

Quem tiver interesse na história latino-americana do século 20 precisa visitar esse museu, que foi construído em um antigo centro de detenção e tortura da ditadura argentina. Ali, ativistas políticos eram presos e torturados e, muitas vezes, tinham seus filhos sequestrados e doados a famílias simpatizantes do sistema.

Hoje, o lugar é repleto de fotos de pessoas que desapareceram no período e nunca mais foram encontradas. Fica pertinho da Praça San Martin e da Manzana Jesuítica, na calle San Jeronimo.

Cripta Jesuítica

O que fazer em Córdoba - Cripta Jesuítica

Construída no século 18, a cripta jesuítica acabou soterrada e esquecida durante muitos anos, até ser redescoberta por acaso, em uma obra para instalação de cabos telefônicos, em 1989. Encantada com o tesouro recém-encontrado, a prefeitura restaurou o lugar e o transformou em uma espécie de centro cultural, que recebe mostras artísticas e apresentações. Na esquina da Rivera Indarte e Av. Colón.

Mercado Norte

Todo mundo já sabe que visitar mercados públicos é uma das minhas atividades preferidas quando estou viajando. O de Córdoba é um bom lugar para tomar um café ou vinho, almoçar ou apenas passear pelas barracas de frutas, vegetais, queijos e embutidos. Fica na Rivadavia, na esquina com a Oncativo.

Paseo El Buen Pastor

Esse prédio que chama a atenção no centro de Córdoba já funcionou como capela, mosteiro e prisão feminina. Hoje, é um centro cultural badalado, que exibe obras de artistas locais. Sabe o mais legal? O lugar tem uma capela anexa que foi dessacralizada e hoje é palco de shows a apresentações artísticas. O lugar ainda exibe um show de luzes todas as noites. Os horários variam conforme a estação.

Em seu entorno, diversos bares frequentados pelos estudantes de Córdoba podem te dar um vislumbre do que é a vida noturna local. Fica na Av. H Yrigoyen.

Palacio Ferrerya (Museu de Belas Artes Evita)

Além do prédio belíssimo, construído em 1914, o lugar abriga um museu de belas artes com mais de 400 obras divididas em três andares. Também na Av. H Yrigoyen.

Parroquia Sagrado Corazón de Jesús de los Capuchinos

O que fazer em Córdoba - Igreja

Uma impressionante igreja neogótica que chama a atenção de longe. Foi construída entre 1928 e 1934, sem um campanário que é para remeter à imperfeição humana. Esquina das ruas Buenos Aies de Obispo Oro.

Parque Sarmiento

O que fazer em Córdoba - Parque Sarmiento

Um grande e agradável parque, perfeito para fazer um piquenique ou dar uma pausa na correria da viagem. O lugar possui quadras esportivas, lagos, museus, zoológico, um teatro grego, uma pista de patinação, ciclovia e pista para caminhada.

Paseo del Bicentenário

O que fazer em Córdoba - Paseo del Bicentenario

Praça construída em comemoração ao bicentenário da independência argentina. O lugar é adornado com 201 anéis que representam os marcos na história do país. Fica entre o Museu Caraffa e o monumento ao General Juan Bautista Bustos.

Feria de Antiguidades

O que fazer em Córdoba - Feira de Artesanto

Ocorre aos finais de semana no bairro Güemes, uma região que nasceu sendo povoada pela classe operária. Excelente para comprar artesanato local e lembranças de viagem. Funciona no mesmo quarteirão do Museu Iberoamericano de Artesanías e às margens do rio. Ao redor ficam diversas galerias de artesanato e design, além de antiquários, ateliers de moda e bares descolados.”

 


Gostou da Playlist? Compartilhe! Não esqueça de citar a fonte

Quer vir a Argentina estudar espanhol? Acesse Courconnect.com e encontre o curso ideal para você

 

Facebook Comments

You Might Also Liked

Sistema de Rating de Courconnect Practica tu español mientras bailas Cumbia, Bachata y Reggaeton ¿Cómo encontrar depto en Buenos Aires? 7 barrios que te van a encantar en Buenos Aires Quiz “How much high school spanish do you actually remember?” K2 INTERNACIONAL es nuestra #Escueladeldia El arte de tomar Mate Language studies abroad in Madrid, Spain
Deja un comentario

Deja un comentario

Creditos

Fotografía: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.

Courconnect Instagram

Cargar más