X
Menu
X

El arte de tomar Mate

Aprenda a no ser el boludo en las ruedas de Mate en Argentina.

(Por ahora, esta publicación está disponible solamente en Portugués)

Goste ou não, qualquer brasileiro que venha à Argentina algum dia terá que tomar mate. (Pelo menos se quiser se socializar com os Argentinos).

O problema é que além de ter um sabor bem particular ( demasiado amargo para muitos),  o ato de tomar mate implica um ritual super específico. E muitas vezes os brasileiros se perdem, se confundem e acabam pagando de “boludo” pra geral.

Pra te salvar do vexame, aqui vai uma lista de regras que todo Argentino sabe, mas ninguém nunca te explicou:

1. Quem ceba o mate toma primeiro

Normalmente o dono da casa ou o dono do mate se voluntaria para cebar. Ele vai esquentar a água, preparar e tomar primeiro. Não estranhe se ele cuspir, é normal! A primeira dose é muito forte, e não é gostosa.

2. Quem ceba o mate é responsável por encher novamente pra todo mundo.

Não queira pagar de bacana pra fazer o mate pra galera se você não vai aguentar ficar enchendo toda hora.

Isso mesmo! O mate roda, mas a garrafa fica com a mesma pessoa. E ela é responsável por encher e por coordenar bem a distribuição (Não pode esquecer a ordem, porque dá briga).

(Faça um bonito da próxima vez, aqui um video pra aprender a cebar mate )

Ver no Youtube

3. Não pode deixar a água ferver

As pavas elétricas na Argentina já esquentam a água na temperatura certa, mas se você fizer em uma chaleira normal, não deixe a água entrar em ebulição, pois o mate é feito a aproximadamente 80 graus.

Se você colocar água fervendo no mate você vai queimar a erva, boludo!

20160316_204453230_iOS

4. Não mexa na bombilla!

Hábito frequente de brasileiros e crime para os argentinos. Quando receber o mate, tome do jeito que está. Não toque no “canudinho” e de nenhuma maneira  remexa a erva!

Se você sentir que a bombilla está entupida, avise ao cebador que ele vai dar um jeito.

Mate

5. Tome até o final, e rápido

O mate é distribuído em doses, e cada um deve tomar a sua dose e passar adiante. Não se passa o mate se ainda tiver um pouquinho de água dentro, então puxe até sentir o barulhinho de mate vazio.

Tampouco enrole muito para tomar, porque a galera da fila reclama! Se tiver quente demais espere um pouco ou avise o cebador.

 

6. A ordem é sagrada

Como eu disse lá em cima, toda rodinha de mate tem uma ordem, e eles seguem essa ordem direitinho. Então não tente furar fila, e se você for o cebador, não erre na hora de distribuir

20160316_205445000_iOS

7. Só agradeça quando não quiser mais

Essa regra é horrível, porque vai contra a educação que me deram haha Mas é assim…  Você não deve falar “gracias” quando receber o mate do cebador.

O “gracias” deve ser usado quando você devolve o mate pro cebador e NÃO QUER tomar mais. Funciona como um “estou satisfeito”.

8. Mate é quente, Tererê é gelado

Embora os argentinos tomem Mate no verão, é bem comum que quando faça muito calor a galera tome Tererê.  Eu acho muito mais gostoso!

Normalmente eles fazem um litrão de tang gelado de laranja, pomelo ou maça e jogam na cuia do Mate. Todas as regras do Mate se aplicam para o Tererê

Terere

9.  Mate pode ser com açúcar

O tema é polêmico, mas segundo a região da Argentina em que você está, ou de onde o cebador vem, o mate pode ser servido com açúcar.

Eu até hoje não aprendi como se coloca o açúcar, mas saiba que pode aparecer algum dia. É até mais gostoso…

Mas não se acostume a tomar com açúcar! Porque se te servirem amargo um dia e você reclamar, vai ser incômodo.

 


 

Gostou? Compartilhe!

Quer vir à Argentina estudar espanhol? Acesse Courconnect e encontre o curso ideal pra você, com 10% de desconto

 

Courconnect

Facebook Comments

You Might Also Liked

7 barrios que te van a encantar en Buenos Aires K2 INTERNACIONAL es nuestra #Escueladeldia Language studies abroad in Madrid, Spain Quiz “How much do you know about typical Argentine food?” FU TENERIFE NORTE es nuestra #Escueladeldia Special packages for friends, families and couples! Preparation for the Diploma of Spanish as a Foreign Language (DELE) Escuela VOS SPANISH : Reviews + Hashtag
Deja un comentario

Deja un comentario

Creditos

Fotografía: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.

Courconnect Instagram

Cargar más