X
Menu
X

Brasileiros na Europa: a importância do visto.

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Brésilien. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.

A Europa é um dos destinos preferidos para que os latino-americanos que desejam trabalhar ou  estudar e embora existam leis específicas em cada país, os brasileiros têm a oportunidade de permanecer por 90 dias nos países pertencentes a  União Européia para turismo, visitas familiares ou estágios não- remunerado.

Os brasileiros que desejam permanecer dentro da União Européia além dos 90 dias devem solicitar um visto de permanência e caso desejem morar no país, terão que ir ao departamento de imigração para solicitar o visto de residência. É aconselhável que, com antecedência, você consulte na internet ou no consulado toda a documentação que você precisa ter em mãos ao entrar com o pedido de residência no país.

Muitas pessoas se arriscam e viajam como turistas e depois permanecem na Europa como residentes ilegais, porém você  deve lembrar que os controles de imigração são severos com esses casos e há um risco enorme de deportação.

No entanto, é possível  solicitar um visto de permanência do país que você está visitando como turista? A resposta é não. O visto é solicitado no Brasil através do consulado do país para o qual você deseja viajar, e deve ser solicitado antes da viagem. É um processo que deve ser feito pessoalmente e que não permite que terceiros o executem.

Aqueles que viajam devem ter um passaporte válido por um mínimo de 3 meses, pois pode haver problemas para entrar se ele expirar. Aqueles que possuem um passaporte emitido há mais de 10 anos tampouco poderão viajar.

E quanto a quem quer viajar para estudar? Os vistos estudantis são obrigatórios para todos os estudantes que vão estudar e que não pertencem à União Européia. Uma vez que o aluno é aceito em uma escola, a primeira coisa que ele deve fazer é iniciar os procedimentos para obter o visto de estudante.

Estes vistos são válidos por um período de tempo igual aos estudos a serem realizados. Se o período de estudo exceder seis meses, além do visto de estudante, você também deve solicitar o cartão de identidade para estrangeiros.

Deve-se notar que o aluno poderá permanecer e estudar, além de realizar atividades de pesquisa ou treinamento, participar de programas de mobilidade estudantil, realizar colocações que não sejam do trabalho ou prestar serviços de voluntariado. Eles também poderão viajar entre os diferentes países dentro do espaço da União Europeia durante a vigência do visto.
Em conclusão, independentemente do motivo para viajar para a Europa, se alguém exceder 90 dias de estadia, o seu passaporte será invalidado para voltar a entrar na Europa por um período de 5 anos. A infração será registrada nas bases de dados de todos os aeroportos da União Europei, bem como em todas as  suas fronteiras terrestres. Isso significa que a entrada da pessa será banida , mesmo que ela obtenha outro passaporte.

A gravidade da punição por esta ofensa varia de acordo com o país. Se alguém exceder 90 dias em 1 ou 2 dias, autoridades em países como Itália, Grécia ou Espanha serão mais flexíveis e provavelmente não irão penalizar o turista, mas o melhor é não exceder a estadia em nenhum caso.

A Europa está repleta de oportunidades para estudantes brasileiros. O importante é olhar cuidadosamente  e selecionar as opções mais adequadas, além de seguir rigorosamente o cumprimento das normas migratórias.

Facebook Comments
Share

Giovanna

 

Laisser un commentaire

Laisser un commentaire

Creditos

Fotografía: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.

Courconnect Instagram

Voir Plus